Ecocardiografia

O Biocor Instituto adquire o mais novo e avançado equipamento de Ecografia existente no mercado.

O Biocor Instituto é um complexo hospitalar de referência, nacional e internacional, no tratamento de doenças cardiovasculares e demais especialidades de um hospital geral na restrita área da alta complexidade, que prima pela excelência de seus serviços, destacando-se por sua gestão moderna e competente.
Possui certificação integrada de seu sistema de gestão pelas normas ISO 9001:2008 (qualidade), 14001 (meio ambiente) e OHSAS 18001 (saúde e segurança ocupacional), bem como a Acreditação ONA Nível 3 – Excelência, sendo reconhecido com vários prêmios, sendo o mais recente, a inédita Faixa Ouro do Prêmio Nacional de Gestão em Saúde – PNGS/2008, promovido pelo Programa de Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH) da Rede Nacional de Gestão Rumo à Excelência.
A tradição, a eficiência e o pioneirismo, aliados a tecnologia de ponta e ao Corpo Clínico altamente especializado, asseguram ao Biocor Instituto resultados comparáveis com as melhores instituições de saúde do Brasil e do exterior, tendo como diferencial a assistência humanizada aos pacientes, familiares e acompanhantes.
Dentre tantos, o Setor de Métodos Gráficos do Biocor Instituto, com destaque para os exames de ecografia vascular/ecocardiografia, sempre se distinguiu por sua infra-estrutura moderna e inovadora, além de uma Equipe especializada, experiente e muito bem treinada. Contudo, de acordo com a sua política de aprimoramento tecnológico contínuo, o Biocor Instituto comemora a recente aquisição do aparelho IE33 da Philips, o mais novo e avançado equipamento de Ecocardiografia existente no mercado.
Fique atento a algumas orientações úteis, além de informações acerca da Ecografia do Biocor Instituto.

1- O que são Ecocardiografia e Ecografia Vascular?
São métodos diagnósticos utilizados para avaliação do coração e dos vasos sanguíneos (circulação arterial e venosa). A Ecografia baseia-se no ultra som e no Doppler sendo realizada por médicos com especialização na área, geralmente cardiologistas, angiologistas ou radiologistas.

2- Quais são as principais situações nas quais estes exames devem ser realizados?
É necessária a avaliação de um médico especialista em cada caso, cabendo a ele solicitar a realização dos exames específicos e, depois, o estudo dos resultados. Resumidamente, as principais indicações destes dois métodos são, entre outras: (i) o Ecocardiograma é fundamental no diagnóstico de doenças como infartos do miocárdio disfunção das valvas cardiácas, hipertensão arterial e suas conseqüências, miocardiopatias (coração fraco), tumores do coração, doenças da aorta, coágulos no coração e anomalias cardíacas congenitas, entre outras; (ii) a Ecografia Vascular é muito útil no diagnóstico de varizes tromboses venosas, obstruções da circulação arterial das pernas, braços, cerebral e renal, entre outras; (iii) para a avaliação física geral (check up); e (iv) em situações clínicas de outras especialidades tais como: avaliação de falta de ar, embolia pulmonar, acidente vascular vetebral(AVC), acidente isquêmico transitorio (AIT), avaliação renal, etc.

3- Quais são os fatores que influenciam na qualidade destes exames?
Fatores individuais do paciente, tais como, sobre-peso, tabagismo ou pós operatório de cirurgia cardíaca, por exemplo, podem influenciar na qualidade do exame. A capacidade técnica e a experiência do médico executante são fundamentais na realização de um exame satisfatório. Por último destacamos a qualidade dos equipamentos de ultra som, usados na realização dos Ecocardiogramas e Ecos Vasculares. Equipamentos de última geração e de boa qualidade, são fundamentais para realização de um bom exame Ecográfico.

4- Em termos de qualidade como situa-se a Ecografia no contexto do Biocor Instituto?
Em primeiro lugar, como dito acima, todos os Setores e todas as Especialidades Médicas do Biocor Instituto encontram-se adequadas às normas da ISO 9001, ISO 1401, OHSAS 1801 e ONA (Organização Nacional de Acreditação Hospitalar), além do modelo de Excelência da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o que é certificado por Instituições Internacionais.
A infraestrutura moderna e o Corpo Clínico experiente, especializado e muito bem treinado, também, fazem a diferença e merecem destaque o reconhecimento desta competência em diversos simpósios e congressos da especialidade, além dos certificados e títulos de especialistas em ecografia.
Enfim, o Biocor oferece os mais modernos equipamentos e uma Equipe afinada e competente para a realização de exames ecográficos, dentro dos mais altos padrões de excelência.

5- Especificamente em relação aos equipamentos de ecografica existe alguma aquisição/melhoria recente?
O Biocor Instituto, como dito, adquiriu recentemente o melhor equipamento de Ecografia disponível, atualmente, no mundo. Trata-se do aparelho IE33 da Philips, com pacote de equipamentos e recursos como o Eco tridimensional, Doppler Tissular, sistema de análise automática de espessura do complexo média íntima das carótidas, Eco Transesofágico multiplanar de última geração, pacote de cálculos e análises automáticas em Ecocardiografia e Doppler vascular, Strain, Strain Rate, Sistema de Eco de Stress e capacidade de armazenamento e processamento de imagens no sistema Dicom, entre outros. Este aparelho qualifica ainda mais o serviço de Ecografia do Biocor como centro de excelência, dentro e fora do Brasil.

6- Para finalizar como funciona o serviço de Ecografia do Biocor? Os exames encontram-se disponíveis 24 hs por dia?
O Biocor Instituto conta com 4 (quatro) salas de exames Ecograficos, capacitada para realizar, aproximadamente, 1800 exames mensais. Estes exames podem ser agendados através do telefone ou pessoalmente. Há, também, serviço de urgência que conta com um médico sempre disponível e de sobreaviso em caso de solicitação de exames urgentes (24hs por dia, todos os dias da semana).
Nossa missão é a segurança e a satisfação dos nossos usuários, “tendo a vida como maior valor”.
BIOCOR Instituto
Assistência humanizada dedicada à VIDA, inovando e crescendo para atendê-lo sempre melhor, com respeito, carinho e eficiência.